FILOSOFIA- HENRY DAVID THOREAU 1817 a 1862 FILOSOFIA POLÍTICA

autorid00065

“Todas as coisas boas
são selvagens e livres.”
Henry Thoreau

FILOSOFIA
“Será que o cidadão deve, por um momento sequer, renunciar à sua consciência em favor do legislador?”
HENRY DAVID THOREAU

PERÍODO DE VIDA: 1817-1862
Vamos colocá-lo no departamento de Filosofia Política. E o jeito dele… claro, o não conformismo.
Um passeio pelo pensamento assemelhado antes de Thoreau.

– Em 340 a.C. Aristóteles jurava que a cidade-estado é mais importante do que o individuo.
– E nos idos de 1651, Thomas Hobbes diz que uma sociedade sem um governo forte tende à anarquia.
– Em 1762, em o Contrato Social Jean Jacques Rousseau propõe o governo pela vontade do povo.
– Em 1907 Mahatma Gandhi cita o nosso amigo Thoreau como influência em sua campanha de resistência passiva na África do Sul.
– Em 1930, Mahatma Gandhi promoveu outra famosa campanha de desobediência civil contra o domínio Inglês na Índia com a Marcha do Sal feita em protesto contra as injustas leis de controle da produção de sal.
– Em 1964, Martin Luther King ganha o Nobel da Paz por sua campanha para acabar com a discriminação racial por meio da desobediência civil e não cooperação.

Thoreau pensava que a lei do homem suprime em vez de proteger as liberdades civis. Ele cria que os partidos políticos eram parciais e que suas políticas iam contra as nossas crenças morais. Por isso, cria ele, era o dever do individuo protestar contra as leis injustas. Segundo ele aceitar passivamente estas leis, dava a elas um fundamento prático e ‘constitucional’. Em seu famoso ensaio A DESOBEDIÊNCIA CIVIL, em 1849 Thoreau propõe o direito do cidadão à objeção consciente por meio de não cooperação e resistência não violenta ao Estado.

As idéias de Thoreau contrastavam com as do seu famoso contemporâneo Karl Max e com o espírito revolucionário da época na Europa que exigiam ação violenta. As idéias de Thoreau foram posteriormente aceitas e adotadas por numerosos líderes de movimentos de resistência como Mahatama Gandhi e Martin Luther King.

Você acha que realmente ‘todas as coisas boas são selvagens e livres’? Por quê? Confesse que você gostou da possibilidade de ser um desobediente com bases filosóficas! Pode falar. Não seja tímido… conte pra gente. Fica só entre nós!

Um abraço.

Posted in Contos.