FILOSOFIA – A FILOSOFIA DO MEU AMIGO MARIO – MARA SCHMITZ

boulinier

O meu amigo Mario.

Escritor, poeta, filósofo, artista plástico, enfim um artista completo.

Nasceu em Curitiba, um pouco de política nos Anos 60, mas foi salvo “pelos Beatles e Bossa Nova” como ele disse em algum lugar.

Vive com a família em Curitiba onde fez clínica e cirurgia oral em odonto até 2012. Atualmente dedica-se totalmente a escrever e o ‘exercício’ de divulgar seus escritos e pensamentos.

Mantém uma correspondência com algumas pessoas interessantes no Brasil e exterior. Mais recentemente foram acrescentados a ela seus “poucos e bons leitores” como ele diz.

Mário crê que a vida é uma grande aventura, única e que ela muda a gente à medida que caminhamos por ela e por isso, num momento, depois de um trecho de vida andado, podemos com sobriedade dizer “sins e nãos” ajudados pelo caminho percorrido. Segundo ele precisamos de CONCEITOS e depois VIVÊ-LOS e um dia num dia comum e por isso mágico, AVALIÁ-LOS. Ele gosta da palavra MOMENTUUN ou o equivalente numa das mais profundas cartas do novo testamento, a carta aos Hebreus, NO DIA QUE SE CHAMA HOJE. E que esse exercício, o momentuun e atos dentro dele,  nos dão elementos e saberes para mais um trecho a frente.

Assim crescemos. Segundo ele, assim vamos indo.

Sua convicção básica está expressa numa frase no fim do conto UM HOMEM CHAMADO ORESTES, No Amor Maior.

“A GRANDE AVENTURA
DA VIDA É UM NOVO COMEÇO!
NÃO LUTAMOS PARA CHEGAR OU APENAS
VENCER…
LUTAMOS PARA
COMEÇAR DE NOVO!”

Para ele o “começar de novo” é um ir depois do aprendizado, depois de depurar o já vivido. Alguém vence literalmente quando aprende o dinamismo dos novos começos na aventura do estar indo e sentindo o vento da vida no rosto!

E ele mesmo nos avisa e se conscientiza constantemente que:

“… Caminhar assim pela vida não tira os perigos, os tropeços, as incertezas e os obstáculos, os erros… Mas junto com os amigos, a caminhada se transforma em desafio e esculpiu em mim uma pessoa melhor, mais viva, mais consciente da beleza no mundo”.
M.Nitsche

Amei!

Um beijo
Mara Schmitz

São Paulo, 18 de dezembro de 2.009

Posted in Bate Papo com o Leitor.