CONTO – A PINTURA

 A PINTURA

arvores-bosque-do-papa

 

Foi em 1993 Bosque do Papa, em Curitiba. Mas veja só como a gente passa pelo tempo… Incrível.

Passei…

E eu estava lá pintando este quadro. Um grupo pequeno de pintores espalhados pela praça. Sentada ao meu lado, Lia Folch, uma grande pintora curitibana e nossa mestra. Ela um ser humano ímpar e especial. Depois de um tempo me observando ela sorriu e com jeito – um modo carinhoso até – falou:

– Mario, você está olhando muito para a tela e as suas pinceladas. Olhe um pouco mais a realidade a qual você está pintando. São as árvores e o pano de fundo delas. O pano de fundo é muito importante. Só que ele não pode ocupar o lugar do foco do quadro. Entendeu? Quanto mais detalhes ‘bobinhos’ (foi a palavra que ela usou tão bem) você pintar no pano de fundo, mais escondida ou confusa a mensagem do quadro vai ficar.– E ela sorriu: – Entendeu…?

Fiquei algum tempo olhando as arvores, o quadro e o rosto arguto e sorridente dela…

– Entendi, Lia, entendi. Pois é, 0 duro é fazer isso. Sabe, sempre busquei a realidade. Só que descobri que a vida, e algumas pessoas espertas encostam na gente uma realidade até bonita, mas artificial e quase sempre muito útil a eles!

– Concordo – disse a Lia, sorrindo – e como concordo, Mario! Nem imagina. Mas, veja que você decidiu pintar estas árvores. Por isso elas são a sua realidade escolhida. Olhe-as com atenção. Aprenda a ser criativo em captá-las… olhe-as tanto quanto olha o trabalho das suas mãos na tela, é uma relação, uma amizade, sabe.

Mais um papinho e quando ela viu que eu estava começando a olhar o meu trabalho na tela e o modelo (as três árvores), de um jeito mais equilibrado, sorriu de novo e saiu para ver os outros alunos.

Lia, uma mestra arguta como a vida. Ambas comunicaram bem naquele momento. A Lia já se foi para os Campos da Viva e Eterna Pintura. Deixou saudades e uma agradável e vívida marca:

… A dinâmica ênfase na essência do quadro…

CONTO ‘A PINTURA’
A SEGUNDA VOLTA NA CATRACA
Mario Nitsche

Este trabalho encontra-se registrado na Biblioteca Nacional para efeito de Direito Autorais.

Posted in Contos.